26 de janeiro de 2013

Conguito Salvador



Conguito foi o nome de baptismo e é fácil perceber porquê. Da ninhada foi o segundo que ficou e aqui começou a sua sorte. Apenas ficou porque teve como destino a freguesia de São Manços. Esperto, simpático e caçador nato. Seria esta última qualidade que marcaria o seu segundo episódio de sorte. É mesmo verdade, há dias de sorte.



Bela vida. Dormir, caçar, brincar e passar o tempo batendo grandes sornas na cama de palha que não lhe pertence. Até foi pai.

Arranjou um bando de filhos à Jenny (assim baptizada por parecer o oposto da JL). Uma cadela que apareceu abandonada à beira da estrada, magra que nem um cão, melhor, uma cadela. Estagiou no local e passadas algumas semanas pimba, o Conguito não perdeu a oportunidade.

Descendência
Jenny à chegada












A cisma de caçar ratos é tão grande que certo dia, como milhentas vezes já o tinha feito, seguiu o tractor ao palheiro sabendo que a máquina ia levantar fardos de palha e a caça iria aparecer. Só que desta vez distraiu-se com a forquilha. O tractor avançou, espetou o nosso Conguito, continuou a avançar até enterrar completamente a forquilha no fardo.



Aconteceu exactamente o que estão a imaginar. O Conguito trespassado de lado a lado. Tudo isto dentro do palheiro com pouca luz. O operador engata a marcha atrás, levanta a forquilha, vê o cão e não se apercebe do sucedido:
- Conguito que estás a fazer, sai daí!
Quando se apercebeu, inclina a forquilha, tira o fardo e o cão não saía, estava preso. Teve que tirá-lo à mão e aguentar os ataques do Conguito. Pudera as dores deviam ser poucas!
Poucos minutos depois chego ao local, ligo ao veterinário. Este chega, olha para o animal e não acredita que se safe.
- É pá, por azar não tenho linha de coser, só se levar agrafos das vacas!
- Pode ser!
Final da história, nesse dia o Conguito foi para Barrancos, levou umas injecções de penicilina e hoje está fino como o papel. Ganhou um apelido, passou a chamar-se Conguito Salvador. Na imagem seguinte é bem visível o local de passagem do bico da forquilha.